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Carat Insights 2024 aponta preferências no e-commerce

09.02.2024

Carat Insights 2024 aponta preferências no e-commerce

Diversificar os canais de compra é uma oportunidade de melhorar a jornada dos consumidores. Prova disso é a pesquisa “Carat Insights 2024 - Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos” ao revelar a experiência omnichannel dos brasileiros. Segundo o levantamento, as compras físicas continuam sendo frequentes: 46% dos brasileiros costumam comprar presencialmente uma vez por semana. No entanto, a proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%).

As redes sociais também são bastante utilizadas para compra e/ou venda de produtos: seis em cada dez pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais e o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) são os meios mais utilizados para essas compras.

“O movimento das redes sociais para integrar o pagamento dentro de suas plataformas facilita para quem compra e quem vende. Esse conceito vem evoluindo a forma de fazer novos negócios e a Fiserv tem a tecnologia necessária para ajudar os clientes a ganharem escala”, comenta Giuliana Cestaro, Diretora de Produtos Software Express do Brasil na Fiserv. 

Compras x canais de preferência

As compras preferidas do consumidor no e-commerce são, respectivamente: entretenimento (68%), cursos e treinamento (66%), comida pronta (57%), artigos esportivos (56%), aparelhos eletrônicos (54%), roupas (52%) e maquiagem (49%). Já os itens preferidos do consumidor comprar em estabelecimentos físicos são medicamentos e produtos de saúde (46%) e supermercados (65%).

O que os consumidores consideram melhor nas lojas físicas

  • Facilidade para a troca ou devolução (57%)

Os principais atributos para os consumidores em lojas online

  • Promoções e ofertas (68%)
  • Preços e descontos (67%)
  • Facilidade de encontrar produtos (66%) e variedade de produtos (65%)
  • Condições de pagamento
  • Disponibilidade de informações (56%) e de meios de pagamento (54%)

A partir dessas observações nota-se que há potencial para crescimento dos setores de farmácias e supermercados no omnichannel e que estratégia para oferecer promoções e facilidade para os consumidores encontrarem produtos são grandes oportunidades de aumento de conversão vendas.

Um recado para nossos parceiros de automação: A Software Express from Fiserv tem a tecnologia necessária para oferecer ao cliente integração de canais com Carat, diversificação de meios de pagamentos e suporte a transações financeiras com segurança.

Acompanhe o comportamento de compra dos consumidores na pesquisa Carat Insights 2024 e ofereça tecnologias Software Express para aumentar as chances de conversão de vendas de seus clientes. Acompanhe o LinkedIn da Software Express para mais dicas e conteúdo.

Leia também no blog da Software Express: 

Seu consumidor quer uma experiência omnichannel. Você entrega isso a ele?

PDX: da experiência à conveniência para agregar valor e aumentar vendas

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