NOTA OFICIAL

SOFTWARE EXPRESS INFORMÁTICA LTDA, por intermédio de nossos Departamentos Comercial e Suporte, vimos por meio desta NOTA OFICIAL esclarecer que:

Detectamos a presença de vírus Malware em alguns terminais de venda. O Malware é de origem desconhecida, capaz de afetar algumas funções das transações TEF e ocasionar a parada do sistema e, por conseguinte, perdas nas vendas e eventuais transtornos tais como: emissão de cupons fora dos padrões corretos, impressão de comprovantes para transações negadas no TEF e cobranças duplicadas no cartão do portador.

Por hora não identificamos a origem do citado Malware e nem a forma pelo qual ele é instalado nos terminais. Mas, temos conhecimento que, de certa forma, tal vírus faz uso das fragilidades na infraestrutura do ambiente em que estão inseridos os terminais.

A Software Express, preocupada com seus clientes e usuários, desenvolveu um aplicativo VacinaSE para detectar a presença de Malwares já identificados, removendo-os.

O programa VacinaSE deverá ser executado em cada terminal Windows que aceita pagamento com cartão. Caso ocorram problemas na execução, solicitamos que sejam seguidas as instruções apresentadas na tela do aplicativo. Reforçamos a importância de serem respeitadas as recomendações de segurança constantes nos manuais e documentações fornecidos juntamente com o SiTef, bem como nos comunicados que periodicamente a Software Express envia para seus clientes e parceiros.

Os clientes deverão certificar-se de utilizar a VacinaSE obtida em nosso site no link www.softwareexpress.com.br/VacinaSE e que será atualizada periodicamente, devendo utilizá-la sempre que necessário.

Dessa forma, fazemos esse IMPORTANTE alerta e informamos que, por se tratar de evento em seu estabelecimento cuja responsabilidade é de V.Sas., orientamos para a execução imediata e regular da VacinaSE e por seguirem todas as precauções e cuidados de praxe, controlando rigidamente quem tem acesso a vosso ambiente de informática e TEF de forma a não ficarem expostos a riscos.

Caso não seja feita a execução da VacinaSE e caso não sejam seguidas as recomendações de segurança, V.Sas. poderão estar expostas a indisponibilidades, fraudes e vulnerabilidades, além de outros riscos.

Certo de contarmos com a colaboração de todos, permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos julgados necessários.

Atenciosamente.

São Paulo, 24 de janeiro de 2017.

SOFTWARE EXPRESS INFORMÁTICA LTDA
Arquivo da Nota Oficial em pdf
Av. Paulista, 2202, Sobreloja H / São Paulo-SP-BRASIL / CEP: 01310-300
Fone: (+55) (11) 3170-5300
Fax: (+55) (11) 3170-5301