O comércio brasileiro deve esquentar nos próximos dias com a chegada do Dia dos Namorados e a projeção é que a data movimente cerca de R$ 1,65 bilhão no comércio brasileiro, uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
E no para o e-commerce a data também deve aquecer as vendas nesse ano. Vale lembrar que, em 2021, o incremento de vendas foi de 28% a mais se comparado com 2020 e (pasmem!), as compras feitas no cartão de crédito renderam mais de 3,3 bilhões em faturamento no último ano.
Essa data é também uma ótima oportunidade para investir em estratégias que ofereçam a melhor experiência e que ainda possam fidelizar os clientes ominichannel, como a disponibilização de cupons de descontos e embalagens personalizadas, além da possibilidade de incluir um item adicional para conquistar o consumidor e manter sua marca mais próxima.
Pensando em um panorama das expectativas dos brasileiros para este ano e das relações com os diferentes canais de compra para fortalecer a sua estratégia para o Dia dos Namorados, trago aqui alguns insights da pesquisa ‘Carat Insights - Projeções para o Varejo 2022’, encomendada pela Fiserv, para repensar o consumo para esta data: as lojas online levam vantagem sobre as lojas físicas em preço, variedade ou disponibilidade de informação, já as lojas físicas são preferidas quando os brasileiros olham para a facilidade de troca ou devolução de um produto, além de ser ótima opção para quem deixa sua compra para a última hora.
Se sete em cada 10 pessoas acreditam que os relacionamentos são mais importantes desde o início da pandemia, o desafio dos gestores dos e-commerce será colocado à prova no próximo 12 de junho, com a expectativa de um tíquete médio superior ao de 2021 (de R$ 464,00 segundo dados da Serasa Experian com a Neotrust). Estamos atentos às estratégias omnichannel de setores que fazem mais sucesso, como artigos de moda, saúde, beleza e bebidas.
A ominicanalidade já está presente na vida dos brasileiros e a demanda é ainda maior por integração. Segundo o estudo da Fiserv, 70% afirmam que já compraram em loja física para receber mais tarde em casa e 88% acreditam que lojas físicas e online devem ser mais integradas. A compra digital já está tão presente na vida dos brasileiros que até a escolha pelas tradicionais flores para presentear no Dia dos Namorados já se tornou um forte comércio online. É o caso da Giuliana Flores, floricultura online que se reinventou durante a pandemia e concentrou os esforços no ambiente digital. Com a operação principalmente online, a empresa também lançou o seu próprio marketplace com itens que vão de vinho a brinquedos, buscando se posicionar como uma marca que tem tudo para presentear. Já O Boticário, rede com itens bastante procurados na data, investiu na modernização do e-commerce para atender o aumento significativo de consumidores comprando online. A rede de doces Ofner também focou no comércio digital e no aplicativo para oferecer uma ferramenta mais responsiva para melhorar a comunicação com o consumidor.
Especialmente neste período de Dia dos Namorados em que a população, de uma forma geral, procura por presentes e experiências, a integração de canais de vendas somada à tecnologia de meio de pagamentos são oportunidades para repensar a jornada do cliente. Não param de surgir novas modalidades de comércio. Vendas físicas, vendas online, vendas online com retirada na loja física, venda na loja física sem o produto em estoque (prateleira infinita). A quantidade de combinações é muito grande. Com omnichannel (e amor!), esperamos que esse 12 de junho seja marcado por mais conversão e menos chargeback.
* Giuliana Cestaro é diretora de Produtos e-commerce da Fiserv América Latina
Artigo publicado originalmente no E-Commerce Brasil