
As vendas de fim de ano devem movimentar mais de R$ 34 bilhões no varejo em 2021, aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ainda de acordo com a entidade, a estimativa é que haja a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas nesta época do ano. A projeção se dá por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, aumento da circulação de consumidores e o pagamento do 13º salário.
Diante deste cenário, as empresas do varejo precisam se preparar para atender as demandas, principalmente aquelas com grandes volumes de vendas. Saber como lidar com as datas sazonais é um ponto essencial para manter a oferta adequada de produtos e fortalecer as operações do negócio.
Pensando nisso, separamos algumas estratégias para os varejistas lidarem com altas demandas e ter sucesso nas vendas de fim de ano.
Organize o estoque de acordo com a demanda
Em períodos de sazonalidade, é normal que o varejo opere com estoques mais elevados, porém é fundamental trabalhar de maneira orientada e de acordo com as demandas do consumidor para realizar a gestão adequada dos produtos e evitar prejuízos. Uma sugestão é analisar os números do ano anterior – levando em conta o atual contexto – para não errar nas quantidades. A gestão e operacionalização dos processos são pontos essenciais para o sucesso.
Oriente a equipe
Oriente e capacite a equipe sobre como atuar com o alto fluxo desta época do ano e, se necessário, contrate novos funcionários para dar conta de atender todos os clientes. O organizacional da empresa precisa estar bem alinhado para prestar o melhor atendimento aos consumidores.
Foque na experiência do cliente
A experiência do consumidor é hoje uma das maiores responsáveis pela fidelização de clientes. Por isso, foque em boas ações para cativar o público-alvo, desde brindes, ampliação do horário de atendimento até a etapa do pós-venda. Esse último, aliás, é um aliado essencial para o relacionamento entre marcas e consumidores. Não se esqueça ainda de divulgar os produtos, seja por meio de anúncios ou redes sociais, para atrair interessados.
Invista na tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada do negócio, principalmente em um cenário com alto volume de vendas, momento que requer organização no fluxo de entrada e saídas. Fazer o controle financeiro de todos os recebimentos, manualmente, é praticamente impossível. Por isso, o mais indicado é utilizar uma plataforma de gestão financeira para potencializar os processos da empresa.
Otimize a gestão de vendas
Preferência de 75% dos varejistas brasileiros, o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos) é a opção ideal para estabelecimentos com alto volume de vendas. Ele promove ganho de agilidade no fluxo de caixa e conta com mais de 1.500 automações comerciais integradas.
O SiTef é uma solução da Software Express, responsável por toda manutenção, segurança e gestão do ambiente. Também permite uma interface completa de relatórios para acesso via web e, ainda, mantém o armazenamento das informações.
A solução está preparada para aceitar mais de 200 bandeiras de cartões, Pix, além de pagamentos via smartphone, biometria, QR Code ou aplicativos e sites. A alternativa facilita ainda a integração de aplicativos comerciais com serviços financeiros.
Fale com um consultor e conheça todas as vantagens do SiTef para sua empresa.