As férias de junho estão chegando e, junto com elas, gerar uma experiência positiva é o desafio de todo profissional do setor de turismo. Cada viagem pode trazer percepções diferentes a depender de como é conduzida a jornada do turista. Dependendo da situação ou experiência, basta um pequeno detalhe para aquele investimento não ter valido a pena e a impressão ser a mais negativa possível.
No pós-pandemia, o setor está aquecido. Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgado pelo Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), os Índice de Atividades Turísticas registraram um aumento de 75,6% em março no país na comparação com o mesmo mês de 2021.
O turismo investe em inovação para não apenas melhorar a experiência do cliente, mas também para ampliar a competitividade. A tecnologia tem sido importante para oferecer essa experiência diferenciada– e a jornada começa desde a escolha pelo destino ideal, passa pela compra de passagens aérea e hospedagem e, pode se dizer, que ela só termina quando a última parcela do cartão de crédito é paga.
E a omnicanalidade, a integração dos canais presenciais e digitais, também está presente nas empresas mais modernas do setor. O conceito se baseia em unir todas os canais utilizados por uma empresa, gerando uma experiência em que o turista não veja diferenças entre o mundo online e offline. Cada vez mais, as empresas se valem de soluções inovadoras não só para oferecer mais comodidade para o turista, mas também ter processos mais eficientes, com governança e praticidade.
Check-in e check-out facilitado
As redes hoteleiras mais modernas já contam com funcionalidades para aumentar a segurança e fazer um checkin mais rápido de seus hóspedes.
Um simples tótem na recepção pode permitir ao hóspede um acionamento de QR code pelo seu smartphone e, em questão de segundos, eles têm em mãos um cartão para acessar o quarto e registrar todo o seu consumo, com a tokenização de um cartão para pagamentos fisicamente. Com isso, além de aumentar a conveniência dos hóspedes, o processo é mais seguro e pode ser coordenado com as frentes de conciliação.
Pode ser um cartão de consumo, pode ser uma pulseira como os resorts oferecem. A proposta é oferecer a mesma experiência mágica que a famosa Disney Magic Band e fazer com que eles aproveitem o momento ao invés de se preocuparem com a transação para efetuar o pagamento.
Pagamento em diferentes ambientes da hotelaria
A facilidade de pensar o pagamento onde o hóspede estiver faz com que se ofereça um terminal móvel para pagar um consumo pontual em uma piscina ou piano-bar, por exemplo. Quando todas essas movimentações financeiras são integradas aos softwares de automação e ERP, conciliados com a tesouraria, as operações são mais seguras e as prestações de contas são mais claras.
Não importa se o pagamento acontece pelo e-commerce, dispositivos móveis, em uma conta digital que será finalizada ao término da viagem e liquidada por um link de pagamento com proteção antifraude de autenticação do cartão 3DS* – todas as medidas são validas para evitar a dor de cabeça do gestor hoteleiro com contestações.
Segurança dos dados de hóspedes
Com mais segurança é possível evitar vazamento de dados de hóspedes, como o fatídico caso em que uma grande rede hoteleira teve que se responsabilizar pelos dados de 5,2 milhões de hóspedes, em 2020.
Quando o cliente fez a reserva da sua hospedagem via e-commerce, ele insere seus dados e o seu cartão será tokenizado. Não existe mais a necessidade de enviar imagens de cartões e documentos. Com um processo mais inteligente e seguro, todas as informações são armazenadas em nuvem com padrões de segurança rígidos para evitar o vai e vem de envio de prints de documentos e cartões e, consequentemente, o vazamento de dados.
Unificação de portais para oferecer fidelidade
Grandes empresas do setor, que vão adquirindo outras empresas e operadoras, têm a necessidade de integrar os seus portais. Quando se unifica todas as interfaces de um grande operador turístico em um único gateway de pagamento, a administração e a conciliação dos negócios ficam mais inteligentes. Além disso, é possível também estabelecer um vínculo maior com os clientes ao propor programas de fidelidade com troca de pontos. Além de conhecer e registrar todas as viagens, é possível estabelecer dinâmicas de pontuação e desenvolver um planejamento de marketing incrível para incrementar as vendas.
Contar com ecossistemas omninchannel no setor de turismo é ir além de melhorar a experiência do turista. É ter uma visão de negócios integrada, com inteligência para gerir os negócios de maneira integrada e pode ser traduzida por garantia de segurança, governança e facilidade ao integrar todas as frentes de recebimento em um único lugar. Para conhecer mais o Carat e saber dos benefícios e vantagens para o setor, acesse aqui.