Entender o comportamento do consumidor para ajudar clientes a impulsionar vendas é uma das abordagens da pesquisa realizada pela Fiserv norte-americana Carat Insights - Spring 2023. Os resultados revelam uma tendência interessante que se assemelha com os hábitos de consumo no Brasil. A pesquisa aponta que, nos Estados Unidos, o preço é o principal fator para consumidores ao considerar onde fazer compras, independentemente da sua faixa de renda. Para 59% dos entrevistados, a atração por preços mais baixos desempenha um papel crucial em sua decisão de qual canal comprar.
No Brasil, o preço também é determinante para efetivar uma compra e para a escolha de um canal de vendas, seja físico ou online. De acordo com a pesquisa da Opinion Box com a Bornologic, 31% dos consumidores escolhem um canal por conta do preço, seguido por promoções e ofertas (21%) e, pela segurança na transação (8%). O levantamento também mostra que metade dos consumidores que compram online prefere adquirir produtos em sites e lojas virtuais. Ao escolher o canal de vendas, o consumidor prioriza o preço (55%), seguido por promoções e ofertas (52%) e, em terceiro lugar, a segurança na transação (44%).
Os canais online assumem um papel de destaque quando se trata de pesquisar por produtos. De acordo com o levantamento, a liderança é ocupada por sites de busca, como o Google (61%), seguido por aplicativos de busca (25%) e sites comparadores de preço (12%). Além disso, a pesquisa revela outro fato interessante: 77% dos consumidores afirmam ter realizado compras em múltiplos canais de vendas de uma mesma empresa, evidenciando a importância da estratégia omnichannel.
Isso significa que uma estratégia de venda eficaz precisa incluir preço e diversidade de dispositivos e canais. Isso aumentará significativamente as chances de atrair consumidores, proporcionando a oportunidade de interagir quando e onde quiserem. Além disso, o varejista pode aproveitar o poder da análise de dados para ajudar a maximizar a eficácia da sua estratégia de preços. Através da análise de dados é possível compreender seu público, levando em consideração a personalização, informações demográficas, socioeconômicos e as suas intenções, ao mesmo tempo que permitem a comparação de desempenho em relação aos concorrentes.
Em relação à diversificação de canais, a Fiserv disponibiliza o Carat, plataforma omnichannel de pagamentos que integra módulos de vendas presenciais, online, conciliação e antifraude. Como uma plataforma de alto desempenho de processamento, integramos soluções de pagamentos em qualquer canal de vendas ajudando nossos clientes a garantirem uma alta conversão com diversas bandeiras de cartões, wallets, Pix em uma plataforma multiadquirente, permitindo ter um aumento nas vendas online, sem a necessidade de integração.
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