
O Pix teve sua estreia no Brasil no dia 16 de novembro e muitas empresas já aderiram ao serviço como método de pagamento disponível para os clientes finais. Para saber como está sendo essa experiência, a Software Express convidou importantes nomes do mercado para um webinar, realizado nesta quinta-feira (10), com o tema “Experiências na Implantação do Pix no Varejo”.
Participaram do evento: Rafael Fanhani, gerente de inovação do McDonald’s, e Gustavo Maglioni, diretor financeiro da RaiaDrogasil que contaram com a mediação e apresentação de Henrique Ribeiro Filho, diretor de desenvolvimento de negócios da Software Express.
No encontro foram abordados temas como a perspectiva do varejo diante dessa nova possibilidade, expectativas e relatos sobre como foram as últimas semanas desde o lançamento do Pix.
Henrique Ribeiro iniciou o evento falando sobre como a entrada do Pix nos coloca diante de um desafio. “Quando o cartão surgiu, foi uma grande mudança, mas foi feita em décadas. Com o Pix, foram meses. Sem dúvidas, vivemos uma época marcante”, disse.
Depois, Rafael Fanhani e Gustavo Maglioni contaram como foi a implementação do Pix nas empresas em que trabalham.
Rafael revelou que no McDonald’s foram estruturadas equipes para organizar a implementação. “Tivemos que nos moldar para atender todos os projetos, já que o Pix foi lançado perto do McDia Feliz e da Black Friday. Criamos um grupo de agilidade com pessoas da nossa área, de TI, parceiros como a Software Express, entre outros. Trouxemos essa agilidade e conseguimos atender a data estabelecida pelo Banco Central”, apontou.
Ele também explicou que o McDonald´s escolheu três lojas estratégicas para implementar o pagamento com o Pix inicialmente: “Decidimos pela implantação do Pix em lojas estratégicas, o que foi ótimo. Agora já temos conhecimento suficiente para anunciar ao público e receber volume em massa, ampliando o piloto em mídias internas”.
Já na rede RaiaDrogasil, Gustavo Maglioni contou que o processo foi mais amplo. “Quando a gente concebeu a ideia, colocamos como meta o dia 16 de novembro. A parceria com a Software Express foi fundamental. O fato de já aceitarmos antes outras carteiras de pagamento também foi muito importante”, afirma.
Maglioni explicou que conseguiram colocar o Pix em algumas lojas no dia 16 de novembro e, uma semana depois, as 2200 lojas da rede já estavam com o Pix funcionando. “Estamos operando 100% em Pix na RaiaDrogasil”, destacou.
Os participantes do encontro concordam que intermitências podem acontecer no início dos processos e que ainda haverá uma curva de aprendizado por parte do consumidor final. “O brasileiro é um público que gosta de inovação, então esperamos que essa adaptação seja rápida”, concluiu Henrique Ribeiro.
Quer saber mais? Preencha o formulário e assista na íntegra: