Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Logo SE
  • Soluções
    • SiTef
    • Pix
    • Correspondente Bancário
    • FEPAS
    • Crédito Eletrônico
  • Parceiros
  • Blog
  • Portais
    • about-icon
      Portal do Cliente
    • about-icon
      Portal e-SiTef
  • Ajuda

Para consumidor brasileiro, Pix é o meio de pagamento mais seguro

25.08.2021

Para consumidor brasileiro, Pix é o meio de pagamento mais seguro

A pesquisa Experiência Brasileira com Serviços Financeiros, realizada pela Fiserv recentememte revelou que o Pix é o meio de pagamento preferido de 22% dos consumidores brasileiros – atrás apenas dos cartões, preferidos por 28% da população. Além disso, é apontado como o meio mais seguro para 66% dos entrevistados. A pandemia de Covid-19 também impulsionou o sucesso do Pix. O uso de dinheiro em espécie, por risco de contágio com coronavirus, foi bastante reduzido, dando mais espaço para meios digitais.

Mesmo as suspeitas de vulnerabilidade do Pix à época de lançamento em novembro de 2020 não abalaram a confiança e a preferência dos usuários por este meio de pagamento.. Por isso, sua empresa deve colocar o Pix no radar como uma modalidade a ser adotada com o objetivo de oferecer aos clientes um meio de pagamento prático e confiável.  

Vantagens e desafios do Pix

Após sete meses no mercado, já podemos fazer um balanço das lições que o uso do Pix trouxe para os varejistas e consumidores.

O método estimula o setor varejista a ser mais eficiente e competitivo, ao promover uma experiência de compra simples e rápida, com transações que podem durar até dez segundos. O cliente ganha uma alternativa prática para realizar pagamentos e, ao mesmo tempo, o estabelecimento comercial tende a receber sua receita com menor custos de taxas.

Ainda assim, embora seja um processo simples para pessoas físicas, quando falamos do varejo, a maior dificuldade está na demanda pela criação da chave e das credenciais para que o pagamento ocorra na conta do estabelecimento comercial. Além disso, essa transação deve ser conferida nos extratos de conciliação. Por isso, é sempre importante manter o foco em simplificar o processo, procurando empresas como a Software Express.

Como a Software Express pode ajudar

A Software Express disponibiliza uma solução prática para varejistas que querem adotar o Pix: uma plataforma que possibilita a integração das APIs de recebimento dos bancos com as principais automações comerciais do mercado brasileiro. Com isso, ela simplifica a aceitação das transações realizadas via PIX pelos estabelecimentos integrados à solução de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e Gateway, já oferecidas pela Software Express. Ou seja, toda a segurança e tecnologia oferecida pelas soluções Software Express com a liberdade para o varejista escolher a instituição financeira de sua preferência sem precisar modificar os sistemas de operação, gestão e controle que já possui.

Acesse aqui e saiba mais sobre como a Software Express pode ajudar a integrar o Pix à sua empresa.

Posts Recentes

Mulher faz pagamento com cartão na maquininha conectada ao TEF
Produtos, Dicas

TEF auxilia na integração entre sistemas de pagamento e nota fiscal

Imagem aproximada de uma pessoa realizando pagamento em uma maquininha conectada ao TEF com carteira digital no celular enquanto retira uma sacola.

É obrigatório usar o TEF? Entenda as regras e vantagens para o varejo - Software Express

Fiserv na Autocom 2025
Tecnologia

Autocom 2025: tendências tecnológicas que melhoram a experiência do varejista e do consumidor

Siga a Software Express

Seja Nosso Parceiro

Política de Privacidade

Soluções

Ajuda

Portal do Cliente

Portal do Desenvolvedor

Portal e-SiTef

Blog

Fale Conosco

Conheça a Fiserv

Central de Relacionamento

+55 (11) 3170-5300

+55 (11) 4766-8000

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados.

Site Selector