Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Logo SE
  • Soluções
    • SiTef
    • Pix
    • Correspondente Bancário
    • FEPAS
    • Crédito Eletrônico
  • Parceiros
  • Blog
  • Portais
    • about-icon
      Portal do Cliente
    • about-icon
      Portal e-SiTef
  • Ajuda

Novas tecnologias transformarão os meios de pagamento em 2024

21.12.2023

Imagem mostra um celular na mão de uma pessoa com ícones que reprensentam tendências de tecnologia em pagamento saindo dele, como carrinho de compra e cifrões

O setor de meios de pagamento está impulsionado por novas tecnologias e tendências de consumo. Em 2024, podemos esperar uma série de avanços que prometem mudar a forma como pagamos.

Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, os consumidores estão mais abertos a novos produtos e serviços, criando muitas oportunidades para os negócios que estão alinhados às tendências de pagamentos. Por outro lado, por serem mais exigentes em relação ao preço e à qualidade, esses consumidores representam um desafio para os negócios que ainda precisam se adaptar.

Principais tendências para 2024

Inteligência artificial (IA)

A IA já é uma realidade em muitos setores, e os meios de pagamento não são exceção. Hoje, seu uso tem, entre os principais benefícios: 

  • Segurança: um exemplo disso é o seu uso para autenticar transações e analisar dados biométricos, como impressões digitais ou íris, para verificar a identidade do usuário. Isso torna as transações mais seguras e reduz o risco de fraude;
  • Eficiência: ao automatizar tarefas, como a análise de fraudes e a conciliação de contas, melhora a eficiência dos pagamentos e libera os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas;
  • Personalização: a tecnologia também pode recomendar produtos e serviços relevantes para o usuário ou oferecer descontos ou promoções personalizadas. Isso torna as experiências de pagamento mais atrativas e envolventes para os consumidores.

Criptomoedas

As moedas digitais criptografadas, como o Bitcoin e o Ethereum, estão ganhando cada vez mais espaço no mundo todo e, em 2024, podemos esperar um aumento no uso dessas moedas para pagamentos. Elas são seguras, eficientes e mais transparentes que alguns métodos tradicionais e permitem compras internacionais instantâneas, sem adição de taxas.

No entanto, elas também apresentam alguns desafios: por serem relativamente novas, não são amplamente aceitas pelos comerciantes. Além disso, possuem valores altamente voláteis, o que pode representar um risco para os usuários.

Identidade digital

A identidade digital consiste em um conjunto seguro e verificável de dados que individualizam uma pessoa. Sua crescente importância é essencial para o acesso a serviços online e offline. 

No âmbito dos meios de pagamento, a tecnologia desempenha um papel crucial para simplificar e agilizar as transações. Por meio dela, é possível autenticar o usuário e autorizar pagamentos sem a necessidade de senhas ou cartões, representando um avanço significativo na praticidade e segurança das operações. 

Outras tendências

Além das tendências mencionadas, devemos presenciar a ascensão de outras inovações tecnológicas nos métodos de pagamento ao longo de 2024. Entre elas, destacam-se: 

  • Realidade Aumentada e Virtual: com experiências de pagamento mais envolventes e interativas;
  • Blockchain: fortalecendo a segurança e transparência nas transações financeiras;
  • Pagamentos por dispositivos móveis: mantendo a contínua expansão da popularidade desse meio de pagamento. 

Essas tendências tecnológicas prometem revolucionar a forma como pagamos. As empresas que desejam se manter competitivas devem acompanhar de perto as pesquisas de mercado, adaptar-se proativamente às mudanças e inovar constantemente para atender às demandas dos consumidores.

Compreender as tendências do mercado é uma necessidade para os negócios que desejam sobreviver e prosperar em um cenário dinâmico. Saiba como oferecer as soluções Software Express por aqui e também pelo LinkedIn.

Leia mais sobre tendências em meios de pagamento: 

Compras com cartões representam quase 60% do consumo das famílias

Seu consumidor quer uma experiência omnicanal. Você entrega isso a ele?

Automação comercial e a melhor experiência do consumidor

Siga a Software Express

Seja Nosso Parceiro

Política de Privacidade

Soluções

Ajuda

Portal do Cliente

Portal do Desenvolvedor

Portal e-SiTef

Blog

Fale Conosco

Conheça a Fiserv

Central de Relacionamento

+55 (11) 3170-5300

+55 (11) 4766-8000

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados.

Site Selector