Até o fim de abril, 1,109 trilhão de transações foram realizadas via Pix – sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro de 2020 – no país. Dados do Banco Central (BC) apontam que a aceitação deste meio de pagamento é notável: 45% da população brasileira adulta já usou o Pix e há mais de 242 milhões de chaves cadastradas para pessoas físicas. Além disso, as empresas também estão aderindo ao novo sistema de transferência. Mais de 5,5 milhões de CNPJs cadastraram chaves nos últimos seis meses.
O ritmo de adesão, sem precedentes entre os meios de pagamento, está apoiado em transações realizadas com menos burocracia e em tempo real, gerando novas oportunidades de vendas.
Vantagens de aceitar o Pix
O novo sistema de pagamentos do BC está conquistando boa parte do varejo brasileiro. Confira as principais vantagens de aceitar o Pix nos negócios:
- É seguro - todas as transações são online e criptografadas;
- É prático - ao invés de nome completo, CPF ou CNPJ, número de conta e agência; basta ter uma chave Pix;
- É rápido - o pagamento cai na conta de forma instantânea;
- Funciona 24 horas por dia - receba todos os dias e a qualquer hora, inclusive feriados, e amplie as oportunidades de vendas;
- Custos menores - os custos tendem a ser menores (já que as transações via Pix não envolvem a participação das bandeiras e dos bancos ou instituições emissoras)
A Software Express está pronta para integrar o seu negócio e simplificar a aceitação do Pix. Por meio de uma plataforma que integra as APIs de recebimento dos bancos às principais automações comerciais do mercado brasileiro, ela facilita a aceitação das transações realizadas via Pix pelos estabelecimentos integrados à solução de TEF da Software Express – o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos).
Como funciona a integração do Pix com o SiTef?
Para receber pagamentos via Pix, é necessário ter uma credencial fornecida pelo PSP (prestador de serviços de pagamentos). O lojista deve cadastrar a sua credencial emitida na plataforma da Software Express.
O próximo passo é solicitar a configuração do módulo CardSE instalado para a aceitação do Pix e habilitar essa forma de pagamento no sistema de frente de caixa (terminal PDV) da loja.
Finalizado esse processo, o Pix já estará disponível como forma de pagamento no seu negócio.
Por que integrar o Pix com a Software Express?
Com uma única integração via Software Express, você terá acesso ao Pix, a todas as carteiras digitais e QR Code disponíveis na mesma plataforma. Veja alguns benefícios da solução para varejistas:
- Integração única via plataforma SiTef
- Sem custo adicional de licenciamento
- Sem novos investimentos em infraestrutura
- Conciliação simples e informações disponíveis para cruzamento com ERPs e CRMs
- Disponível para soluções de e-commerce
Recebendo pagamentos via Pix e Sitef: passo a passo do momento da venda
Agora que você já sabe das vantagens de investir nessa solução, confira como é simples e rápido receber via Pix com a Software Express:
- Ao finalizar a compra, o cliente informa ao lojista que irá pagar via Pix;
- O lojista escolhe a opção de receber com o Pix. Neste momento, a solução da Software Express envia uma transação com os dados do lojista, que será registrada no Banco Central;
- A partir desses dados, é gerado um QR Code que é exibido no caixa;
- O cliente faz a leitura do QR Code e efetua o pagamento por meio da carteira digital ou aplicativo bancário;
- Assim que a transferência for realizada, a Software Express identifica o pagamento e informa ao sistema do lojista, com envio do comprovante.
Conte com a expertise de quem é líder global de pagamentos e preferência de 75% dos varejistas brasileiros. Adquira agora a solução da Software Express para integrar o Pix e ampliar suas oportunidades de venda.