
Os gift cards (cartões-presente) são uma das mais práticas opções de presente disponíveis no mercado.
São fáceis de adquirir, apresentam inúmeras opções de valor, oferecem virtualmente qualquer produto que seja o objeto de desejo de quem vai receber e, com a flexibilidade que apresentam, também resolvem aquela dúvida do que presentear.
E por isso caíram no gosto dos brasileiros, que movimentaram cerca de R$ 4 bilhões em gift cards no ano passado, incrementando as vendas de alimentos a eletrodomésticos, principalmente nas tradicionais datas festivas.
Para o varejo, constituem uma forma estratégica de aumento de vendas por oferecer mais facilidade e flexibilidade para seus clientes.
As restrições à circulação causadas pela pandemia também incentivaram a adoção dos gift cards no mercado brasileiro, com a adesão gradual e crescente das grandes marcas e marketplaces a este canal de vendas alternativo.
Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicavam que a venda de gift cards deveria acompanhar a alta de 0,8% do varejo brasileiro no primeiro trimestre deste ano e os dados do relatório Global Gift Card Survey apontam que essa indústria deve movimentar mais de US$ 221 bilhões até 2024.
A pesquisa Gift Card Gauge, da Fiserv, realizada no segundo trimestre de 2022 com mil consumidores dos Estados Unidos apontou que, embora a inflação tenha remodelado os hábitos de consumo, 51% dos entrevistados disseram que o aumento dos preços não afetou o uso desse tipo de cartão.
Além disso, 51% dos entrevistados estão reduzindo significativamente suas compras por impulso e 46% estão comprando apenas o necessário. Apesar dessas mudanças de compra, apenas 23% dos consumidores disseram que estão comprando menos cartões-presente devido à inflação.
No Brasil, o consumo de gift cards tem aumentado progressivamente nos últimos anos e empresas como Blackhawk e Incomm, que têm suas operações de cartões- presentes disponíveis no SiTef, estão desenvolvendo suas ofertas em diversificados serviços e produtos com um portfólio moldado para atender todo o país.
A Blackhawk, por exemplo, tem mais de mil parcerias globais como Sony, Google, Magazine Luiza, Carrefour, entre outras.
A empresa está presente em todo território brasileiro e imprime 775 milhões de cartões por ano no mundo todo. Já a Incomm também tem mais de mil parceiros globais como a Apple, Microsoft e Spotify, além de mais de 5 mil pontos de venda físicos em todos os estados brasileiros.
Do ponto de vista operacional, para que as transações com gift cards possam ser realizadas, é necessária sua integração a uma plataforma de captura de transações do varejo, ou seja, que estejam aptas a realização de transações com TEF, POS, mobile e e-commerce.
Soluções como Fepas possibilitam diversos serviços transacionais com facilidade na integração de sistemas autorizadores, auxiliando lojas e estabelecimentos comerciais que querem oferecer a novidade.