Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Logo SE
  • Soluções
    • SiTef
    • Pix
    • Correspondente Bancário
    • FEPAS
    • Crédito Eletrônico
  • Parceiros
  • Blog
  • Portais
    • about-icon
      Portal do Cliente
    • about-icon
      Portal e-SiTef
  • Ajuda

Farmácias mais digitais

16.03.2023

Farmácias mais digitais

Uma maior conscientização sobre a importância de cuidar da saúde foi um legado  da pandemia. Para se ter uma ideia, o setor farmacêutico brasileiro cresceu 12% em 2022 e estima uma projeção de mais 11,5% de crescimento para 2023, segundo a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

O setor farmacêutico compreende também cosméticos, dermocosméticos e produtos de higiene pessoal. Segundo a NielsenlQ/Ebit, no primeiro semestre de 2022, o mercado de cosméticos no Brasil cresceu 24% em relação a 2021.

Farmácia digital

Aliado a esse crescimento do mercado farmacêutico, a pandemia também acelerou a digitalização do setor e hoje, é comum observarmos redes de farmácias com aplicativos próprios, integração de descontos de laboratórios (Programa de Benefício em Medicamentos) e de planos de saúde e com programas de benefícios.

Nas 26 maiores redes de farmácias que integram a Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em 2019, antes da pandemia, o e-commerce respondia por apenas 1,4% do faturamento do grande varejo e hoje já representa 4,7% dos negócios. As vendas digitais movimentaram 3,46 bilhões de reais entre janeiro e novembro de 2022 – 37% de avanço em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Portanto, vemos que existe um grande potencial para as farmácias entrarem no e-commerce e ganharem escala. Somado a isso, o comportamento do consumidor sinaliza o gosto pelo omnichannel e pela conveniência. Segundo pesquisa da "Carat Insights – Tendências de Meios de Pagamento para 2023”, no setor de cosméticos, por exemplo, 40% dos brasileiros preferem comprar estes produtos em lojas online e 33% em lojas físicas.

E essa é uma oportunidade para os nossos parceiros de automação oferecerem o Carat aos clientes deste setor. Por meio de APIs, a plataforma omnichannel integra operações da loja física com a online, permitindo pagamentos em qualquer canal e dispositivo, aceitando uma variedade de meios de pagamento - carteiras digitais, vouchers e private label.

Tudo isso com segurança e com uma gestão inteligente para o seu negócio com a ferramenta de conciliação de pagamentos.

Um recado para nossos parceiros é: Entenda as oportunidades de levar mais inteligência ao negócio do setor farmacêutico com o Carat.

Acompanhe a Software Express no YouTube e LinkedIn para mais atualizações sobre o mercado e para saber mais sobre como apoiamos nossos parceiros.

Posts Recentes

Fiserv na Autocom 2025
Tecnologia

Autocom 2025: tendências tecnológicas que melhoram a experiência do varejista e do consumidor

Cliente realizando pagamento de pix por aproximação na maquininha.
Tecnologia

Conheça o Pix por aproximação: nova solução da Fiserv

Imagem de rede que representa a tecnologia FEPAS
Produtos, Tecnologia

FEPAS: transações simplificadas para TEF, POS, mobile e e-commerce

Siga a Software Express

Seja Nosso Parceiro

Política de Privacidade

Soluções

Ajuda

Portal do Cliente

Portal do Desenvolvedor

Portal e-SiTef

Blog

Fale Conosco

Conheça a Fiserv

Central de Relacionamento

+55 (11) 3170-5300

+55 (11) 4766-8000

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados.

Site Selector