.png)
O Pix conquistou os consumidores e já está entre as transações preferidas dos brasileiros. Para falar sobre as expectativas do mercado em relação ao meio de pagamento, conversamos com o Itaú, um dos Provedores de Serviço de Pagamento (PSPs) parceiros da Fiserv que conta com o #Pix #SiTef para ofertar o serviço e atender clientes nos mais diversos canais.
No podcast Entre Amigos, elaborado pela equipe do E-Commerce Brasil, os executivos Murillo Restier, diretor de Vendas e Produtos Multi-adquirentes da Fiserv para o Brasil, e Valter Pinheiro, superintendente de Pix e Digital Payments do Itaú Unibanco, refletiram sobre as tendências do Pix no comércio digital.
No episódio, entre outros assuntos, Valter explicou que em 2018, quando começaram as discussões sobre o pagamento instantâneo no Brasil, a pauta era uma questão de inclusão financeira e lembra que 50% dos pagamentos ainda eram feitos com dinheiro.
A emissão do papel moeda é algo caro para o país e alimenta o mercado informal. Estima-se que hoje cada pessoa realize 33 pagamentos por Pix ao ano, o que segundo Pinheiro ultrapassa a média dos demais países que dispõem de pagamentos instantâneos.
Restier completa que, segundo o Banco Central, já existem quase 400 milhões de chaves-Pix no Brasil e 120 milhões de usuários em pouco mais de um ano de operação.
Para conferir o restante da conversa ouça o podcast por aqui ou pelo Spotify.