Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Logo SE
  • Soluções
    • SiTef
    • Pix
    • Correspondente Bancário
    • FEPAS
    • Crédito Eletrônico
  • Parceiros
  • Blog
  • Portais
    • about-icon
      Portal do Cliente
    • about-icon
      Portal e-SiTef
  • Ajuda

Como oferecer Pix Saque e Pix Troco e gerar mais negócios

20.04.2022

Como oferecer Pix Saque e Pix Troco e gerar mais negócios

Multiplicar as formas de pagamento para os produtos à venda, é uma forma inteligente de atrair mais consumidores ao estabelecimento. Se for possível aderir mais serviços além dos produtos em estoque, é ainda melhor. Por isso que o Pix, meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC), veio para revolucionar as transações financeiras no Brasil, permitindo que estas acontecem com facilidade e segurança. E isso se aplica não apenas as transações feitas pelos clientes, mas também à integração de estabelecimentos comerciais à essa modalidade de pagamento.

Para integrar o Pix a um estabelecimento, é necessário que o empreendedor tenha uma chave Pix cadastrada em uma instituição financeira que atue como PSP (Provedor de Serviços de Pagamento). A partir desse primeiro passo, ele deve fazer a integração propriamente dita entre o seu estabelecimento e o PSP onde sua chave está cadastrada.

Para fazer essa conexão, o empreendedor pode aderir ao SiTef® (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), trilho que conecta a diversas instituições financeiras e fintechs de forma "agnóstica" em todos os canais de captura integrados aos PSPs, e que é mantido pela Software Express, uma empresa Fiserv.

Após aderir ao SiTef, já é possível habilitar não apenas as transações Pix convencionais (para a venda de produtos e serviços disponíveis no estabelecimento), como também as novas modalidades Pix Saque e Pix Troco, com a devida preparação.

Com o Pix Saque, a pessoa que tem o Pix cadastrado em uma conta bancária pode sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais credenciados, sem a necessidade de fazer compra no local. Já o Pix Troco permite que o consumidor efetue o pagamento de um valor maior pelo produto comprado e pegue a diferença em dinheiro.

Como integrar

Para aderir ao Pix Saque e Pix Troco, o estabelecimento deve informar a sua instituição financeira, que por sua vez fará a comunicação com o Banco Central. Em seguida, ele deve contatar sua solução de automação comercial para fazer a integração e a gestão dos negócios ao unificar e controlar as vendas e recebimentos das empresas.

Como um hub integrador de múltiplos players integradores do Pix, a Fiserv atua de forma consultiva para auxiliar os PSPs, integradores, parceiros e varejistas a inovarem na jornada sugerida ao cliente e na diversidade dos meios de pagamento. Por meio do SiTef, a Fiserv conecta instituições financeiras e fintechs de forma “agnóstica” em todos os canais integrados com diferentes PSPs.

Vantagens

A primeira e principal vantagem de agregar o Pix Saque e o Pix Troco, é gerar mais um serviço ao estabelecimento que vai além dos produtos originalmente disponíveis, podendo atrair novos clientes e gerando mais resultados financeiros positivos ao empreendimento.  

Além disso, a cada transação de Pix Saque ou Pix Troco, a instituição financeira ou PSP selecionada para operar onde o varejista possui conta pagará ao varejista uma remuneração pela disponibilização do serviço que varia entre R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, de acordo com os valores definidos pelo Banco Central. A redução de custo com a retirada de numerário e idas ao banco também estão entre as vantagens para os estabelecimentos comerciais.

Para aderir ao Pix Saque e o Pix Troco é muito simples. Basta entrar em contato com os parceiros da Fiserv, clicando aqui.

Posts Recentes

ISV trabalhando nas automações adaptadas para a Reforma Tributária de 2026

Como preparar suas soluções TEF e integração fiscal para a Reforma Tributária de 2026

Mulher faz pagamento com cartão na maquininha conectada ao TEF
Produtos, Dicas

TEF auxilia na integração entre sistemas de pagamento e nota fiscal

Imagem aproximada de uma pessoa realizando pagamento em uma maquininha conectada ao TEF com carteira digital no celular enquanto retira uma sacola.

É obrigatório usar o TEF? Entenda as regras e vantagens para o varejo - Software Express

Siga a Software Express

Seja Nosso Parceiro

Política de Privacidade

Soluções

Ajuda

Portal do Cliente

Portal do Desenvolvedor

Portal e-SiTef

Blog

Fale Conosco

Conheça a Fiserv

Central de Relacionamento

+55 (11) 3170-5300

+55 (11) 4766-8000

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados.

Site Selector