
Muito se fala sobre a experiência do cliente no meio digital ou no meio físico, porém é cada vez mais perceptível a era do varejo physical, ou seja, a integração de ambos os canais. Essa mudança no comportamento de consumo foi acelerada pela pandemia e tornou-se o caminho natural do mercado para os próximos anos.
Isto porque já se sabe o alto potencial do e-commerce, que alcançou R$ 53,4 bilhões em vendas só no primeiro semestre de 2021, segundo pesquisa da WebShoppers, realizada pela Ebit | Nielsen. Ao mesmo tempo, há ainda consumidores que gostam de ir à loja, provar ou avaliar os produtos com as próprias mãos e receber um atendimento personalizado presencial.
Por isso, tornou-se prioritário para os varejistas integrarem as operações dos pontos de venda presenciais com o comércio online, de modo que os clientes tenham uma jornada única em todos os meios de relacionamento.
Fim da fronteira entre o físico e o digital
Atualmente, a tecnologia do digital caminha junto com o físico e, assim, as barreiras que separam os dois mundos são quebradas. Afinal, não há como o varejo se manter apenas na parte virtual, pois, eventualmente, há um processo físico com o consumidor e essa parte é uma das mais importantes.
Um estudo elaborado pela Fiserv revelou que 66% dos brasileiros já compraram um produto online para retirar em uma loja física e 70% já compraram em uma loja física para receber em casa, conforme a pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’.
Isso mostra como a jornada de compra está cada vez mais fluída entre um espaço e outro, no qual o mercado varejista precisa apostar em iniciativas inovadoras. Pois, com ambientes físicos e online bem integrados, é possível reter o foco do consumidor por mais tempo.
Experiências do mundo phygital
Há diversas iniciativas para proporcionar experiências do mundo phygital ao consumidor. Uma delas é o Amazon Go, que tem lojas sem caixas, no qual os clientes entram usando um aplicativo, escolhem os produtos desejados e saem do estabelecimento sem qualquer interação com atendente. Logo depois, a conta é cobrada diretamente no cartão de crédito e a pessoa recebe um recibo.
Todo esse processo funciona com uma tecnologia capaz de detectar automaticamente quando os itens são retirados e retornados às prateleiras, além de rastreá-los no carrinho de compras virtual.
Além disso, tecnologias digitais como QR code, NFC (Near Field Communication), lives para divulgação de produtos e realidade aumentada também são alguns exemplos da experiência phygital. Estas ações ajudam a engajar o consumidor antes, durante e após a compra, melhorando o relacionamento com a empresa.
Prepare sua empresa para a era phygital
O conceito phygital está totalmente atrelado ao omnichannel, responsável pela integração entre os canais da marca, com o objetivo de proporcionar o máximo de fluidez possível entre as experiências de consumo online e offline.
Diante deste cenário, oferecer soluções completas, seguras e integradas de pagamento é parte fundamental de uma estratégia de negócio bem-sucedida. Por isso, a Software Express tem um amplo portfólio de soluções para ajudar varejistas de diferentes setores a entregar experiências superiores aos clientes.
Uma das soluções, por exemplo, é o Carat, ecossistema omnichannel, ideal para varejistas que vendem offline e online e querem elevar a experiência de seus clientes. O sistema é responsável por disponibilizar pagamentos em qualquer canal e realizar transações em qualquer dispositivo, além de aceitar diversos meios de pagamento, de forma segura e escalável.
Em um único ponto de acesso e com API - conjunto de padrões que fazem parte de uma interface - única, a solução integra canais de vendas, métodos de pagamento, gestão financeira, sistemas de segurança, prevenção a fraudes, relatórios e outras funcionalidades.
Com a Software Express, também é fácil e rápido integrar o Pix, sistema de transações instantâneas do Banco Central, às opções de pagamento. A integração é única e oferece acesso a todas as carteiras digitais e QR code disponíveis na plataforma.
Assim, é possível conquistar clientes cada vez mais conectados e dispostos a circular entre diversos canais durante a jornada de compra.
Fale com um consultor e conte com a Software Express para oferecer melhores experiências de pagamento e soluções tecnológicas aos clientes.