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Autoatendimento em supermercados: razões para implementar

31.01.2024

Mulher digitando em um totem de autoatendimento em um supermercado

No Brasil, o autoatendimento em supermercados tem agradado os consumidores. Segundo a consultoria inglesa RBR, apesar de ainda pequeno, o setor de autoatendimento está em crescimento acelerado — das 900 mil unidades instaladas em todo o mundo, 8 mil estão no país.

Para o consumidor, o autoatendimento proporciona agilidade e mais autonomia: segundo a 15ª Pesquisa Global Anual de Consumidores da Zebra Technologies, 64% dos compradores têm preferência por lojas que oferecem opções de pagamento sem contato. O levantamento mostra que mais de 90% dos que rompem a barreira inicial e se familiarizam com as máquinas seguem usando a alternativa digital.

Benefícios ao varejista

Enriquecendo a experiência do consumidor, o sistema de autoatendimento desempenha um papel crucial na redução de filas, proporcionando ao varejista um maior controle operacional a um custo mais acessível. Ao implementar três caixas self-checkouts no supermercado, por exemplo, um supervisor para monitorar as vendas é o suficiente.

Além disso, o hardware de autoatendimento continua a evoluir anualmente, incorporando câmeras nativas para monitorar o usuário e até mesmo identificar o tipo de fruta ou hortaliça selecionada pelo cliente. Essa tecnologia tem um impacto direto no controle e monitoramento das operações.

É importante ressaltar que a robotização não resulta na eliminação de empregos, mas sim na realocação do trabalho humano para outras áreas essenciais dentro do supermercado. Isso representa uma oportunidade de aprimorar a eficiência da gestão e valorizar ainda mais os funcionários.

Qual a melhor tecnologia de pagamento para essas transações?

Para que o modelo funcione adequadamente, é fundamental que o parceiro de automação comercial ofereça uma solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e que, além de aceitar diversos meios de pagamento, também possa facilitar a conciliação do varejista.

A Software Express, por meio do  SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), oferece ferramentas de gestão que promovem ganho de agilidade no fluxo de caixa, além de já estar integrado com os principais parceiros de automação comercial.

Navegue pelo site da Software Express para conhecer o SiTef e descobrir as melhores tecnologias de pagamento para o seu negócio. Nos acompanhe também no YouTube e no LinkedIn.

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