
Você já deve ter ouvido alguns relatos sobre golpes, ou tentativas de golpes, envolvendo tanto pessoas físicas quanto empresas. Fato é: o Brasil é líder no ranking global em phishing, tipo de golpe que engana as vítimas para roubar seus dados pessoais e financeiros, segundo a Kaspersky. Por isso, investir na segurança das transações financeiras é fundamental para qualquer negócio.
Independente da solução ou sistema de pagamentos adotada, é importante estar atento a riscos externos e reforçar medidas de prevenção. Com o crescimento do mercado de pagamentos eletrônicos, também aumentam os riscos de golpes virtuais e vazamentos de dados.
Preferida no mercado varejista brasileiro, a Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos – SiTef® -, da Software Express, é um dos serviços mais utilizados no mercado: atualmente, 70% dos varejistas conhecem e confiam. O sistema oferece ferramentas de gestão que impulsionam a agilidade no fluxo de caixa, conta com mais de 1.500 automações comerciais integradas e aceita mais de 200 métodos de pagamento diferentes.
Com a solução, o lojista tem a estabilidade e tranquilidade que precisa para aumentar as vendas e alavancar seus negócios. E, assim como todas as soluções Software Express, o SiTef conta com um sistema robusto de segurança. Mas, estar atento às recomendações de segurança, nunca é demais.
Dicas para aumentar a segurança das transações TEF
A Software Express reuniu algumas dicas para evitar situações de interferência externa e aumentar a segurança do processo TEF nos seus negócios, garantindo uma experiência de compra tranquila para você e seus clientes. Confira:
- Oriente sua equipe sobre golpes online
Treine os colaboradores para identificar fraudes e tentativas de adulteração, instalação ou substituição de dispositivos em sua rede. Explique como funciona o phishing – normalmente e-mails fakes que solicitam uma senha ou chave de acesso – e oriente a detectar e evitar situações suspeitas.
A divulgação de políticas de segurança, seja por palestras, treinamentos, quadro de avisos, e-mails periódicos, entre outros, é o caminho para seus colaboradores estarem sempre alertas a golpes externos.
- Utilize firewall em todos os acessos
Implementar esse sistema de segurança permite o monitoramento e controle de entradas e saídas, reduzindo as chances de pessoas suspeitas obterem acesso à rede interna da sua empresa.
- Exclua acessos não necessários
Delete o acesso de usuários que não façam mais parte da equipe ou não precisem mais entrar no sistema, e exclua contas que estão inativas por mais de 90 dias. Além disso, bloqueie a conta quando houver tentativas repetidas e inválidas de acesso por um usuário.
- Realize diariamente a checagem das vendas
Todos os dias, alinhe as vendas do seu PDV com o servidor SiTef; e do servidor com as vendas registradas pelo seu adquirente, para garantir a segurança e legitimidade de todas as transações financeiras realizadas no período.
Confira aqui a lista completa com dicas de segurança. E lembre-se: a Software Express não entra em contato com os clientes para solicitar senhas ou acessos ao servidor, seja via remota ou pessoal. Os únicos autorizados a mexer no ambiente TEF são as da empresa contratada pelo cliente para esse fim. Por isso, sempre confirme se quem está tentando acessar o sistema realmente pertence à empresa contratada.