A experiência de comprar um produto online e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa nunca esteve tão em alta entre os consumidores. De acordo com a pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo 2022’, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra omnichannel e 50% o fazem cotidianamente.
O estudo revela que 66% dos entrevistados já compraram um produto online para retirar em uma loja física e 70% já compraram em uma loja física um item para receber em casa. Além disso, quase 9 a cada 10 respondentes (88%) acreditam que as lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas para entender as expectativas dos consumidores para 2022 e a relação da população brasileira com os canais de compra.
Na visão dos brasileiros, ainda há algumas distinções entre compras online e presenciais, apesar da crescente integração entre os canais. Lojas físicas, por exemplo, são vistas com vantagem quando os clientes olham para a facilidade de troca ou devolução de um produto. Já o comércio online sai na frente quando o assunto é preço, variedade ou disponibilidade de informação.
Com relação às adversidades, atrasos na entrega (65%), problemas para troca ou devolução do produto (36%) e recebimento de item errado (28%) figuram entre os problemas mais comuns apresentados durante as compras online.
Principais desejos de compra
Comprar a casa própria é o principal sonho de consumo do brasileiro para o próximo ano. Segundo o ‘Carat Insights’, 1 a cada 4 respondentes (24%) sonha em conquistar as chaves do próprio lar. Em segundo lugar, os entrevistados desejam realizar viagens (19%) e, em terceiro, comprar um carro (18%).
A pesquisa também mostra que o sonho de consumo, especialmente, a compra de pacotes de viagem e automóveis, não estão tão distantes da realidade para boa parte dos brasileiros. Entre os respondentes, 93% afirmam que é provável ou muito provável fazerem uma viagem nacional; 81% declaram que é provável ou muito provável realizarem uma viagem internacional; e 86% apontam como provável ou muito provável adquirir um carro.
Mesmo a aquisição de um imóvel, que envolve valores mais altos, é indicada como provável ou muito provável por 79% das pessoas que têm este sonho.
Expectativas para 2022
A pesquisa revela que 65% dos brasileiros estão otimistas com o rumo que suas vidas devem seguir em 2022. Além disso, mais da metade (52%) estão otimistas com sua situação financeira para o próximo ano.
O dado é ainda mais relevante pelo fato de quase 7 a cada 10 brasileiros (69%) afirmarem que são organizados financeiramente, conhecem bem cada um dos seus gastos e quanto eles representam do orçamento. Já aqueles que conseguiram economizar dinheiro em 2021 pretendem gastar mais no próximo ano, porém farão isso de uma maneira diferente.
Esta é uma tendência positiva para o varejo e para a economia nacional, pois representa um desafio de como esta experiência de compra chegará ao consumidor, atrás de novas experiências. Neste cenário, a tecnologia de pagamentos e a integração de canais de vendas são oportunidades para que os setores do varejo repensem a jornada de compra dos clientes.
Integração de canais e vendas com eficiência
Preferência de 75% dos varejistas brasileiros, o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), da Software Express, é a opção ideal para os estabelecimentos suprirem as altas demandas e proporcionarem uma boa experiência aos clientes. A solução está preparada para aceitar Pix, pagamentos via smartphone, biometria, QR code, aplicativos e sites, além de suportar mais de 200 bandeiras de cartões.
O SiTef é responsável por toda manutenção, segurança e gestão do ambiente, bem como também permite uma interface completa de relatórios para acesso via web e, ainda, mantém o armazenamento das informações. A alternativa facilita a integração de aplicativos comerciais com serviços financeiros.
Outra alternativa para melhorar a jornada do consumidor é o Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv, ideal para varejistas que vendem offline e online e querem elevar a experiência de seus clientes. O sistema é responsável por disponibilizar pagamentos em qualquer canal e realizar transações em qualquer dispositivo, bem como integrar canais de vendas, métodos de pagamento, gestão financeira, sistemas de segurança, prevenção a fraudes e muito mais.
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