Skip to Contact an Expert Skip to Main Content
Logo SE
  • Soluções
    • SiTef
    • Pix
    • Correspondente Bancário
    • FEPAS
    • Crédito Eletrônico
  • Parceiros
  • Blog
  • Portais
    • about-icon
      Portal do Cliente
    • about-icon
      Portal e-SiTef
  • Ajuda

68% dos consumidores consideram usar meios modernos de pagamento nesta Black Friday, aponta ‘Carat Insights’

24.11.2021

68% dos consumidores consideram usar meios modernos de pagamento nesta Black Friday, aponta ‘Carat Insights’

O estudo ‘Carat Insights’, realizado pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, revela que 68% dos brasileiros que desejam comprar algo nesta Black Friday consideram utilizar meios modernos de pagamento, como Pix, cartão por aproximação, cartão virtual, carteira digital, QR Code e cashback, entre outros. Esse dado mostra o quanto os novos meios de pagamento estão presentes no dia a dia da população, revolucionando as experiências de compra.

O levantamento revela ainda que 16% dos pesquisados utilizarão apenas meios digitais na hora da compra, já 52% podem usar tanto os métodos tradicionais – dinheiro, cartão inserido na maquininha e cheque – quanto os mais modernos.

O Pix, por exemplo, é o meio de pagamento que mais deve ser utilizado, apontado por 49% das pessoas que pretendem fazer compras. O cartão de crédito tradicional vem logo atrás, com 44%. O uso de cartão de crédito em sites (41%), dinheiro em espécie (26%) e cartão virtual (23%) completam o top 5. Em média, cada pessoa considera utilizar 2,7 opções de pagamento para as compras na data promocional.

Descontos e experiência ajudam na hora da compra

A pesquisa revela que 7 em cada 10 respondentes (69%) com 18 anos ou mais estão dispostos (27%) ou muito dispostos (42%) a comprar nesta edição da Black Friday, marcada para o dia 26 de novembro. A pesquisa aponta que os entrevistados vão às compras pelo desconto, mas são fidelizados pela experiência.

Para o vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina, Roberto Moron, a data é uma oportunidade para estimular o uso de novos meios de pagamento. Isto porque, entre aqueles que desejam adquirir algum produto, 81% avaliam qual meio de pagamento dá maiores descontos e 73% aceitariam experimentar um meio de pagamento que nunca utilizaram para obter um preço menor na compra de um produto.

“O brasileiro aprendeu a garimpar oportunidades e quase metade dos respondentes (43%) já espera pela data para adquirir produtos com preços mais atraentes”, destaca. “Entre as pessoas que já compraram nesta época em outros anos, a proporção é ainda maior, de 52%. O que indica que a jornada de compra é positiva e, cada vez mais, isso representa um desafio para o varejo que precisa integrar os meios presenciais e digitais para oferecer uma experiência única e enriquecedora, se diferenciando dos concorrentes”, avalia.

Produtos mais desejados

Historicamente, roupas (52%) e eletrônicos (52%) estão empatados como os produtos mais comprados durante a Black Friday, seguidos por celulares (45%), calçados (43%) e eletrodomésticos (32%). Este ano, entretanto, a lista de intenção de consumo está um pouco diferente. Roupas (46%) passou à frente de eletrônicos (44%), e os calçados (37%) superaram os celulares (34%). Eletrodomésticos (29%) continuam na quinta posição.

Integração entre canais físicos e digitais

Outro ponto detectado pela pesquisa é a omnicanalidade, ou interação entre os diversos canais de compra. Isso porque as buscas e compras são feitas online por 44% dos pesquisados; 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso, procurando informações em lojas físicas, mas comprando no digital; e 10% pesquisam e compram em lojas físicas. Além disso, 70% disseram preferir realizar a compra de forma online, seja em marketplaces ou sites das próprias lojas.

Tecnologias contribuem com a gestão de vendas

Preferência de 75% dos varejistas brasileiros, o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), da Software Express, é a opção ideal para os estabelecimentos darem conta das vendas da Black Friday. A solução está preparada para aceitar Pix, pagamentos via smartphone, biometria, QR Code, aplicativos e sites, além de suportar mais de 200 bandeiras de cartões.

O SiTef é responsável por toda manutenção, segurança e gestão do ambiente, bem como também permite uma interface completa de relatórios para acesso via web e, ainda, mantém o armazenamento das informações. A alternativa facilita a integração de aplicativos comerciais com serviços financeiros.

Outra alternativa para oferecer melhores experiências é o Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv, ideal para varejistas que vendem offline e online e querem elevar a experiência de seus clientes. O sistema é responsável por disponibilizar pagamentos em qualquer canal e realizar transações em qualquer dispositivo, bem como integrar canais de vendas, métodos de pagamento, gestão financeira, sistemas de segurança, prevenção a fraudes e muito mais.

Fale agora com um consultor e conheça todas as soluções da Software Express para impulsionar as vendas.

Posts Recentes

Mulher faz pagamento com cartão na maquininha conectada ao TEF
Produtos, Dicas

TEF auxilia na integração entre sistemas de pagamento e nota fiscal

Imagem aproximada de uma pessoa realizando pagamento em uma maquininha conectada ao TEF com carteira digital no celular enquanto retira uma sacola.

É obrigatório usar o TEF? Entenda as regras e vantagens para o varejo - Software Express

Fiserv na Autocom 2025
Tecnologia

Autocom 2025: tendências tecnológicas que melhoram a experiência do varejista e do consumidor

Siga a Software Express

Seja Nosso Parceiro

Política de Privacidade

Soluções

Ajuda

Portal do Cliente

Portal do Desenvolvedor

Portal e-SiTef

Blog

Fale Conosco

Conheça a Fiserv

Central de Relacionamento

+55 (11) 3170-5300

+55 (11) 4766-8000

© 2025 Fiserv do Brasil Instituição de Pagamento Ltda. Todos os direitos reservados.

Site Selector