O estudo ‘Carat Insights’, realizado pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, revela que 68% dos brasileiros que desejam comprar algo nesta Black Friday consideram utilizar meios modernos de pagamento, como Pix, cartão por aproximação, cartão virtual, carteira digital, QR Code e cashback, entre outros. Esse dado mostra o quanto os novos meios de pagamento estão presentes no dia a dia da população, revolucionando as experiências de compra.
O levantamento revela ainda que 16% dos pesquisados utilizarão apenas meios digitais na hora da compra, já 52% podem usar tanto os métodos tradicionais – dinheiro, cartão inserido na maquininha e cheque – quanto os mais modernos.
O Pix, por exemplo, é o meio de pagamento que mais deve ser utilizado, apontado por 49% das pessoas que pretendem fazer compras. O cartão de crédito tradicional vem logo atrás, com 44%. O uso de cartão de crédito em sites (41%), dinheiro em espécie (26%) e cartão virtual (23%) completam o top 5. Em média, cada pessoa considera utilizar 2,7 opções de pagamento para as compras na data promocional.
Descontos e experiência ajudam na hora da compra
A pesquisa revela que 7 em cada 10 respondentes (69%) com 18 anos ou mais estão dispostos (27%) ou muito dispostos (42%) a comprar nesta edição da Black Friday, marcada para o dia 26 de novembro. A pesquisa aponta que os entrevistados vão às compras pelo desconto, mas são fidelizados pela experiência.
Para o vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina, Roberto Moron, a data é uma oportunidade para estimular o uso de novos meios de pagamento. Isto porque, entre aqueles que desejam adquirir algum produto, 81% avaliam qual meio de pagamento dá maiores descontos e 73% aceitariam experimentar um meio de pagamento que nunca utilizaram para obter um preço menor na compra de um produto.
“O brasileiro aprendeu a garimpar oportunidades e quase metade dos respondentes (43%) já espera pela data para adquirir produtos com preços mais atraentes”, destaca. “Entre as pessoas que já compraram nesta época em outros anos, a proporção é ainda maior, de 52%. O que indica que a jornada de compra é positiva e, cada vez mais, isso representa um desafio para o varejo que precisa integrar os meios presenciais e digitais para oferecer uma experiência única e enriquecedora, se diferenciando dos concorrentes”, avalia.
Produtos mais desejados
Historicamente, roupas (52%) e eletrônicos (52%) estão empatados como os produtos mais comprados durante a Black Friday, seguidos por celulares (45%), calçados (43%) e eletrodomésticos (32%). Este ano, entretanto, a lista de intenção de consumo está um pouco diferente. Roupas (46%) passou à frente de eletrônicos (44%), e os calçados (37%) superaram os celulares (34%). Eletrodomésticos (29%) continuam na quinta posição.
Integração entre canais físicos e digitais
Outro ponto detectado pela pesquisa é a omnicanalidade, ou interação entre os diversos canais de compra. Isso porque as buscas e compras são feitas online por 44% dos pesquisados; 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso, procurando informações em lojas físicas, mas comprando no digital; e 10% pesquisam e compram em lojas físicas. Além disso, 70% disseram preferir realizar a compra de forma online, seja em marketplaces ou sites das próprias lojas.
Tecnologias contribuem com a gestão de vendas
Preferência de 75% dos varejistas brasileiros, o SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), da Software Express, é a opção ideal para os estabelecimentos darem conta das vendas da Black Friday. A solução está preparada para aceitar Pix, pagamentos via smartphone, biometria, QR Code, aplicativos e sites, além de suportar mais de 200 bandeiras de cartões.
O SiTef é responsável por toda manutenção, segurança e gestão do ambiente, bem como também permite uma interface completa de relatórios para acesso via web e, ainda, mantém o armazenamento das informações. A alternativa facilita a integração de aplicativos comerciais com serviços financeiros.
Outra alternativa para oferecer melhores experiências é o Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv, ideal para varejistas que vendem offline e online e querem elevar a experiência de seus clientes. O sistema é responsável por disponibilizar pagamentos em qualquer canal e realizar transações em qualquer dispositivo, bem como integrar canais de vendas, métodos de pagamento, gestão financeira, sistemas de segurança, prevenção a fraudes e muito mais.
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