O consumo por delivery tem registrado um grande crescimento no Brasil. As medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus alteraram hábitos e impactaram o comportamento de compra do consumidor, que descobriu na modalidade vantagens como praticidade e comodidade. Somado à aceleração de tecnologias, a venda por delivery foi um dos segmentos que mais cresceu no último ano.
Delivery cresce e vira novo hábito do consumidor
Mesmo com a flexibilização e o retorno do comércio nas cidades brasileiras, a compra por delivery caiu no gosto do brasileiro e tornou-se um hábito na rotina de consumidores. A pesquisa Experiência Brasileira com Serviços Financeiros, da Fiserv, mostra que 40% dos brasileiros usam os serviços de delivery para comida ao menos uma vez por semana e outros 6% o fazem diariamente. Apenas em 2020, os gastos com delivery cresceram 149%, segundo levantamento da startup Mobills.
Para ingressar nesta fatia crescente do mercado e ter sucesso nas vendas, o varejista precisa estar atento a fatores essenciais. Confira as dicas da Software Express para ampliar seu público e aumentar as vendas do seu delivery.
Como vender mais no delivery
Em toda a jornada de experiência do comércio, seja físico ou online, oferecer agilidade, eficiência e segurança aos clientes é crucial para obter sucesso nos negócios. Confira 4 dicas para ter os melhores resultados:
1. Marque presença em canais digitais
Com a aceleração do e-commerce no último ano, é importante que lojistas de qualquer tamanho ou setor estejam presentes nas redes sociais e em plataformas como marketplaces.
Além de ampliar o alcance do público, estes canais facilitam a jornada de compra dos consumidores e, consequentemente, geram fidelização e impulsionam as vendas.
2. Automatize a gestão das vendas
Ao automatizar a gestão do seu negócio, você terá um melhor controle financeiro e mais tempo para planejar ações estratégicas e assertivas para melhorar as vendas.
Com a ajuda de um software de gestão é possível ter o controle de todas as vendas, seja física ou digital, facilitando a emissão de notas fiscais com mais praticidade, além do acesso a dados relevantes das compras para uma visão mais estratégica do negócio.
3. Ofereça diferentes meios de pagamento
Disponibilizar várias opções de pagamento de forma ágil e segura vai evitar fricção no momento de checkout e aumentar a conversão das suas vendas.
Solução da Software Express, o POS-SiTef® é uma aplicação que permite que um terminal POS (como a maquininha, muito utilizada em serviços de delivery) possa realizar transações processadas pelo SiTef® - Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos. O POS-SiTef aceita mais de 200 métodos de pagamento - a maior aceitação do mercado.
Já o Carat, novo ecossistema omnichannel da Fiserv, é ideal para lojistas que vendem online e querem elevar a experiência de seus clientes. Solução completa que disponibiliza pagamentos em qualquer canal e realiza transações em qualquer dispositivo, o Carat integra canais de vendas; métodos de pagamento; gestão financeira; sistemas de segurança e prevenção a fraudes.
4. Aposte na estratégia omnichannel
A omnicanalidade garante uma maior satisfação do cliente durante sua experiência com a empresa. Além disso, a integração de canais permite a coleta de informações relevantes sobre histórico de compras que podem ser utilizados para compreender o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias de venda mais assertivas. Com presença garantida em diferentes canais, é possível atrair novos públicos e, consequentemente, ampliar as oportunidades de venda.
Conheça todas as soluções Software Express e como elas podem ajudar o seu negócio.